quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Álvaro Figueiredo, antropólogo-biológico

Estudou arqueologia em Londres no Institute of Archaeology, University College London, onde se especializou em Arqueologia do Próximo e Médio Oriente Antigo, e língua Árabe na School of Oriental & African Studies, University of London.

Tendo participado em vários projectos de investigação arqueológica no Próximo Oriente, nomeadamente em ‘Azraq, na fortaleza Romano-Bizantina de Qasr Burqu’, na Jordânia; no tell arqueológico de Kadesh (Tell Nebi Mend), local da famosa batalha entre Ramsés II e os Hititas, na Síria; e nas necrópoles do sítio Predinástico de Hierakonpolis (Kom el-Ahmar), no Alto Egipto. Participou também em vários projectos arqueológicos em Portugal.

Autor de várias publicações de natureza cientifica, encontra-se de momento a coordenar um projecto de investigação radiológica, em colaboração com a I.M.I. (Lisboa), das múmias egípcias na colecção do Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa.

Professor convidado de várias instituições de âmbito cultural e científico no Reino Unido, em Portugal e nos E.U.A., e com interesses específicos nas áreas da Egiptologia, Império Romano no Mediterrâneo Oriental e na Península Ibérica, origens e desenvolvimento do Islão, e histórica contemporânea do Mundo Árabe. Trabalha e vive entre as cidades de Londres, Lisboa e Cairo.

Álvaro Figueiredo é o antropólogo-biológico que está a acompanhar os trabalhos de arqueologia na Igreja de Ota. Apresentamos de seguida alguns trabalhos escritos por ele na prestigiada revista "O Arqueólogo Português":

Sem comentários: